Criança

Começa nesse sábado a campanha de vacinação contra poliomielite

Imagem Começa nesse sábado a campanha de vacinação contra poliomielite

Publicado em 12/08/2015, às 08h06 - Atualizado em 08/01/2021, às 08h44 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


Com o lema “Você é o protetor do seu filho”, o Ministério da Saúde lança a partir desse sábado, dia 15 de agosto, a campanha de vacinação contra a paralisia infantil e vai disponibilizar 16 milhões de doses da famosa gotinha para imunizar mais de 12 milhões de crianças pelo Brasil todo. Dia 15 é o Dia D contra a paralisia infantil e a campanha vai até 31 de agosto, por isso, se você tem filhos de seis meses até os cinco anos de idade, é hora de levá-los ao posto de saúde mais próximo da sua casa.

A 36ª campanha, em parceria com estados e municípios, também é uma chance de colocar a carteirinha de vacinação do seu filho em dia. Aproveite que vocês vão até o posto de saúde para saber quais doses ainda faltam para que ele esteja completamente protegido. Os profissionais de saúde vão avaliar e dizer quais vacinas ainda faltam e quais estão atrasadas. São mais de 100 mil postos de atendimento por todo o país.

Durante a apresentação da campanha nesta terça-feira, o Ministro da Saúde Arthur Chioro chamou a atenção dos pais para a responsabilidade de levar os filhos até os postos da vacinação: “É extremamente importante seguir a orientação da Organização Mundial da Saúde e vacinar o máximo possível de crianças. Vamos aproveitar também para colocar a caderneta das crianças em dia com a atualização de outras vacinas”. O Ministério da Saúde está atento, de acordo com o ministro, para atender também às famílias que vivem em regiões mais remotas com pouca acessibilidade.

O que, quando e onde?

A poliomelite é uma doença grave, que na, maioria das vezes, não mata, mas deixa a criança com sequelas irreversíveis porque afeta o sistema nervoso, causando paralisia principalmente nos membros inferiores. É causada pelo polivírus e a criança é infectada principalmente pela boca.

Desde 1990 o Brasil está livre do vírus da poliomielite e em 1994 nós recebemos a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). No entanto, entre 2014 e 2015, nove países registraram casos da doença e em alguns deles a paralisia infantil é endêmica, por isso a vacinação é tão importante.

Crianças entre 2 e 4 meses de idade não devem tomar a gotinha, mas a vacina inativada da poliomielite (VIP injetável). Se seu filho já tem seis meses ou mais, até os cinco anos incompletos, é hora de procurar o Zé Gotinha para receber a dose via oral. Lembre-se de que o reforço deve ser feito aos 15 meses de idade, mas se você tiver alguma dúvida, leve a carteira de vacinação ao posto que lá você receberá as orientações necessárias.

Fique tranquila! A vacina é segura o protege contra os três tipos da poliomielite, 1, 2 e 3, por isso é eficaz em 90%. Mesmo que seu filho esteja com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia, ele pode tomar a vacina sem problemas. Para as crianças com febre acima de 38°C, infecções agudas ou alguma hipersensibilidade aos componentes da vacina, consulte um pediatra para avaliar melhor o quadro.

O Ministério da Saúde também disponibiliza um aplicativo, o Vacinação em Dia, que vai te ajudar a controlar melhor as doses de vacinas que faltam para seu filho tomar e ainda te avisa das campanhas e de todo o calendário de vacinação da rede pública. O app está disponível tanto para o sistema IOS quanto para Android e é grátis, é só baixar!


Palavras-chave
Exames e vacinas

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”