Criança

Chega de lencinho

Imagem Chega de lencinho

Publicado em 21/06/2011, às 15h21 por Redação Pais&Filhos


Com a chegada do inverno, as doenças respiratórias aparecem com mais freqüência. Saiba como diferenciar cada uma delas e como tratar

Por Marianna Perri, filha de Rita e José

Dia 21 de junho não marca apenas o começo do inverno, como também é o dia nacional de combate à asma, doença pulmonar crônica e genética. Mesmo ganhando um dia apenas para ela, a doença não é a única cujos casos aumentam nesta época do ano.

Além da rinite, que caminha lado a lado com a asma, as crises de bronquite e sinusite, além das gripes e resfriados, ganham espaço, levando muitas crianças e adultos para os prontos-socorros em busca de nebulizações e inalações.

Por isso, preparamos um guia com os principais sintomas e alternativas para os pais ajudarem os pequenos a respirar durante uma crise.

Asma: os principais sintomas da doença são tosse, dispneia (falta de ar), chiado e dor no peito. O tratamento é preventivo e, quando necessário, o médico pode receitar medicação para o controle das crises.

Saiba mais sobre a asma

Rinite alérgica: é desencadeada após o contato com poeira, mofo, cheiros fortes, produtos químicos, cigarro ou mudanças de temperatura e umidade. Os principais sintomas são coriza, espirros, coceira no nariz e obstrução nasal.

Bronquite: tem as mesmas características da asma, sendo uma inflamação dos brônquios e bronquíolos, que dificulta a passagem do ar, produzindo chiado, tosse e produção de secreção.

[!page]

Sinusite: é a inflamação das vias respiratórias superiores, os seios paranasais, desencadeada por uma infecção causada por vírus, bactéria, fungos, alergia ou inalação de poluentes. Os principais sintomas são dores no rosto, coriza e até febre.

Gripe: mais grave do que um resfriado, as gripes são causados pelos vírus influenza. Aparece de repente e causa cansaço extremo, febre alta por mais de dois dias, dores no corpo, na cabeça e na garganta e coriza.

Resfriado: também causado por vírus, os resfriados causam os mesmo sintomas, por menos tempo. É comum adultos e crianças terem mais de um resfriado por ano, com coriza e dores no corpo.

Pneumonia: é causa por infecções virais, bacterianas ou alérgicas, que atacam o aparelho respiratório superior. Com a inflamação, os pulmões ficam cheios de líquido e pus, dificultando a circulação do oxigênio. A doença gera falta de ar, febre alta, tosse com dores no peito e catarro.

Caso seu filho apresente uma crise respiratória neste inverno, busque um acompanhamento médico adequado para identificar e tratar as doenças.

Também evite o contato dos pequenos com a fumaça de cigarro, reforce a hidratação, utilize soro fisiológico para umedecer as narinas e mantenha o ambiente limpo e sem poeira.

No quarto da criança, encape os travesseiros e mantenha os bichos de pelúcia em sacos plásticos. Lave as roupas que estão guardadas por muito tempo e as exponha no sol. Se seu filho já teve crise alérgica, evite o uso de roupas de lã.

As inflamações respiratórias virais podem causar alterações pulmonares e provocar bronquiectasia (distorção dos brônquios) ou até uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

Consultoria: Maria Alenita de Oliveira, mãe de André, é pneumologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais