Criança

8 sintomas do seu filho que não dá para você ignorar

Esses são os itens que não podem passar despercebidos

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Tem alguns sintomas dos nossos filhos que não dá para ignorar. Eles podem passar e não ser nada, mas também podem ser perigosos. Fique ligado nessa lista:

1. Febre alta

Uma febre de 38°C ou mais em um bebê menor de três meses; 38,3°C em bebês de 3 a 6 meses; ou maior de 39°C em bebês de 6 meses a 2 anos.

Anúncio

FECHAR

O número no termômetro não é tão importante quanto a disposição do seu filho. Com uma grande exceção: bebês antes dos 3 meses, que precisam de medicação imediata se a temperatura tiver em 38°C. É importante chamar o médico o mais rápido possível. Em crianças maiores de 2 anos a febre não é algo tão urgente se ela aparentar estar hidratada e agindo normal.

2. Febre que não passa

Uma febre que não passa com medicação, ou que dura mais de 5 dias.

Se você esta dando uma medicação para diminuir a febre e durante 4 ou 6 horas o número do termômetro não muda, você deve levar ao pediatra. Isso é um sinal de que a infecção pode ser muito forte para o corpo lutar contra ela, então o doutor poderá examinar e determinar a causa.

3. Febre com dor de cabeça

Febre acompanhada de torcicolo, dor de cabeça, bolhas ou vermelhidão.

Chame o doutor. Esse caso pode ser um sinal de meningite e precisa de atenção imediata.

4. Erupções na pele

Uma erupção que não desaparece quando você pressiona a pele, ou muitas contusões.

Um erupção de forma redonda com uma mancha no centro pode significar doença de Lyme, que é uma doença transmitida por carrapato. Procure um médico imediatamente se você ver pontinhos pequenos na pele, o que pode ser um sinal de algum problema também.

5. Pinta diferente

Uma nova pinta ou uma pinta que mudou

Pinta é sempre perigoso e é importante observar mudanças, especialmente se são de nascimento, elas têm risco de se tornar um câncer de pele.

6. Dor de cabeça com vômito

Uma dor de cabeça que começa logo de manhã ou que acorda seu filho no meio da noite e é acompanhada de vomito

Esses podem ser sinais de enxaqueca. O doutor pode determinar o tratamento adequado. Enxaquecas em crianças não são perigosas, mas mesmo assim, isso pode ser sinal de algo mais grave.

7. Lábios azuis

Lábios azuis ou uma coloração em volta da boca; respiração onde você consegue ver a crianças respirando profundo ou com o peito chiando.

8. Peito chiando e respiração ofegante

Problemas de respiração são mais preocupantes quando o som vem do peito e pulmões, e não do nariz.

Conte quantas respirações foram dadas em 30 segundos e multiplique por 2. Um ritmo de respiração normal é menor que 60 para recém-nascidos; menor que 40 para bebês menores de 1 ano; menor que 30 para bebês de 1 a 3 anos; e menor que 24 para crianças de 4 a 10 anos.

Leia também:

Hipotireoidismo infantil: saiba quais sãos as causas e os sintomas

Veja sintomas, causas e curas da prisão de ventre em bebês

Entenda a endometriose e seus sintomas