Criança

4 frases para não dizer ao seu filho sobre a lição de casa

Não é muito melhor inspirar do que cobrar?

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Algumas crianças têm bastante dificuldade com a lição de casa. E a gente sabe que na maioria dos casos a vida dos pais é muito corrida e nem sempre sobra tempo para dar a devida atenção ao pequeno em um momento de dúvida ou frustração. Mas é preciso cuidado na hora de orientar a criança. Usar palavras de incentivo ao invés de cobrança pode estimular seu filho a ter vontade de persistir e se esforçar mais.

Nós separamos 4 frases para não dizer sobre a lição de casa e te damos algumas alternativas de como responder diferente. Depois de ler isso pensamos em muitas outras frases que dizemos às crianças que também poderiam ser adaptadas, não é?

1. Em vez de “Eu não entendo como é ensinado matemática hoje em dia” – DIGA “Eu aprendi matemática de um jeito diferente, veja no seu livro e tente entender!”

Anúncio

FECHAR

2. Em vez de “A resposta é 38” – DIGA: “Faça uma coisa de cada vez, estou aqui caso você empaque!”

3. Em vez de “Caso você não termine sua lição de casa você terá uma nota ruim” – DIGA: “Faça seu melhor. Seu professor e eu nos importamos com o esforço, não com a perfeição”

4. Em vez de “Por que você não coloca mais uma frase nesse parágrafo?” – DIGA: “Essa é uma redação muito interessante. Eu gostaria de saber mais!”

Leia também:

Vídeo: 4 dicas simples e fáceis para uma lição de casa sem estresse

Dicas para que a lição de casa não seja um tormento

Lição de casa: brincar! Professora pede que alunos não façam tarefa