Criança

21 fantasias para o seu filho

Imagem 21 fantasias para o seu filho

Publicado em 13/02/2015, às 20h16 - Atualizado em 10/11/2021, às 07h25 por Redação Pais&Filhos


Das mais clássicas às de personagens, as fantasias fazem a alegria das crianças. E o gostoso é escolher junto! Veja essa galeria e escolha a preferida da família!

A importância do brincar e se fantasiar

A infância é uma fase muito importante no desenvolvimento do indivíduo. É ali que temos o primeiro contato com o mundo, descobrimos os outros e, principalmente, nós mesmos. E é impossível falar desse estágio da vida sem lembrar das brincadeiras. Provavelmente, uma das suas primeiras memórias tem alguma relação com o brincar. E isso não acontece à toa, a brincadeira vai muito além de um momento de lazer, é uma oportunidade de aprendizado e troca constante e fundamental. Por isso, a Pais&Filhos defende que brincar é um direito de todas as crianças.

Bianca Solléro, psicóloga, arte-educadora e arteterapeuta, autora do livro “Pare de perguntar o que seu filho vai ser”, mãe de Elisa e Filipe, explica: “Os principais estudiosos do desenvolvimento infantil como Montessori, Piaget, Vygotsky e Winnicott atestaram que as crianças aprendem diversos conceitos sobre o mundo através do brincar. No brincar elas experimentam emoções, exploram o corpo, reconhecem seus limites e orgulham-se de suas conquistas. Aprendem a ganhar e a perder, e a lidar com seus medos”. Para a especialista, brincar é uma metodologia de aprendizagem eficiente e, por isso, merece ser explorada.

O mais interessante de tudo é que você pode moldar a atividade de acordo com o objetivo e necessidade da criança, sendo possível brincar com um mesmo brinquedo por muito tempo para que ela consiga explorá-lo em todas as possibilidades e desenvolver a concentração, ou até mesmo variar a brincadeira e brinquedos ampliando o repertório imaginativo e relacional dela.

Casa da mãe Joana, que nada!

Com tantas opções, o risco da casa virar uma zona é grande. Confira 7 dicas fáceis para manter os brinquedos do seu filho organizados

  • 1. Desapegar faz bem: antes de tudo, vale fazer uma faxina para ver quais brinquedos não são mais usados para serem descartados, arrumados ou doados.
  • 2. Planejamento é a chave: em pouco tempo, seu filho poderá organizar as coisas com a sua supervisão e, depois, sozinho. Planeje algo que a criança possa ter certa autonomia mais para frente.
  • 3. Espaços vazios são necessários: resista ao impulso de encher todos os cantos com os brinquedos que seu filho usa. A dica é tentar preencher apenas um terço do quarto.
  • 4. Cada coisa no seu lugar: se você tem filhos de idades diferentes usando o mesmo espaço para brincar e guardar os brinquedos, cuidado para organizar os itens de forma segura.
  • 5. Crie categorias: agrupe os itens que são semelhantes em categorias. Compre caixas e cestos para organizar e guardar tudo.
  • 6. Lógica ajuda: os objetos e brinquedos que fazem sentido e são usados juntos devem continuar juntos, como livros de desenhos, canetinhas e lápis de colorir.
  • 7. Pense no conforto: é preciso considerar o bem-estar de toda a família. Na hora de planejar o cômodo oficial das brincadeiras, lembre-se de incluir sofás, pufes, tapetes macios…
PreviousNext

Palavras-chave
Festa

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"