Colunistas

Passeio com a escola – uma oportunidade imperdível para seu filho!

Não prive o seu filho dessa chance única de enriquecer a memória de longo prazo de nossas crianças ou adolescentes

passeio-escolar

(Foto: Shutterstock)

Há pais que reclamam dos passeios que a escola promove. Alguns, porque acham que os filhos serão prejudicados, já que deixarão de ter as aulas do dia do passeio. Outros, porque acham arriscado demais deixar o filho sair em grupo, só com os cuidados dos professores e assistentes da própria escola. E há ainda aqueles que pensam ser desnecessário o passeio, já que os filhos ou já visitaram o local proposto ou podem ir com os pais, em um outro dia qualquer.
Uma pena, em todos os casos. O prejuízo é todo do aluno que não participa. E a perda maior, muito maior do que os pais imaginam.

Geralmente os passeios têm alguma conexão com um conteúdo a ser estudado – ou que foi recentemente trabalhado. E muitos pensam estar aí o grande benefício em participar. Mas não, o impacto é muito maior, mais profundo e duradouro do que se pode imaginar.

Qualquer novo aprendizado ocorre a partir da relação que fazemos de um novo conteúdo com conhecimentos prévios que possuímos, os quais estão armazenados em nossa memória de longo prazo. A memória de longo prazo funciona como um almoxarifado de informações. Ela é a base a partir da qual conseguiremos transformar em conhecimento aquilo que nos é apresentado, seja durante uma aula, um programa de TV, um vídeo da internet ou um artigo de jornal.

Anúncio

FECHAR

A conexão entre o novo conteúdo ao qual estamos sendo expostos e os conhecimentos armazenados na memória de longo prazo ocorre de modo inconsciente e automático. Não temos como controlar este processo. Mas como nós, pais e responsáveis, podemos então ajudar? Aqui entra o papel fundamental da família: garantir um almoxarifado com ferramentas das mais variadas possível é uma das maneiras pela qual podemos ajudar nossos filhos a aprender melhor.

E aqui chegamos ao ponto em questão – o passeio com a escola. Uma oportunidade única para enriquecer a memória de longo prazo de nossas crianças ou adolescentes! Novas referências serão formadas a partir de uma experiência diferente e rara. Aquela matéria que ficou para depois tem mais chance de ser assimilada, já que haverá mais possibilidade de haver algo com que a relacionar na próxima aula. Mais que isso, as memórias formadas durante o passeio ficarão para sempre. A qualquer momento da vida, no futuro, o que foi vivenciado ali poderá ser a base necessária para um novo aprendizado!

Se o passeio é tão importante, tanto faz o aluno ir com os pais ou com a escola? De ambas as formas há enriquecimento da memória. Porém, estar com os amigos, em um ambiente diferente daquele em que convivem no dia a dia propicia uma riqueza de memórias diferenciadas.

Além disso, ao demonstrar que você confia que seu filho é capaz de enfrentar situações inusitadas, de encontrar opções em caso de imprevistos, isso também ajuda a melhorar sua capacidade de aprender.

Um passeio em grupo é muito mais enriquecedor do que seu destino final tem a oferecer. Aproveite essa oportunidade para ajudar seu filho a se preparar melhor para o aprendizado formal. Habilidades como paciência, tomada de decisão, empatia, senso de responsabilidade são essenciais no processo de aprendizagem, mas estão cada vez mais escassas, devido ao estilo de vida que levamos hoje dentro de casa. Deixe que sua cria saia do ninho e aprenda a voar. Essa é uma boa maneira de garantir que as memórias que ele levará para a vida adulta contenham também o desejo de voltar ao ninho de tempos em tempos, para reabastecer o coração!