Colunistas

Minha luta pelo direito à saúde

Nova coluna vai esclarecer dúvidas sobre planos de saúde

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Caros leitores,

Me chamo Renata Vilhena Silva e estou muito feliz por ter sido convidada a escrever neste espaço e ter mães e pais atentos como meus interlocutores. Neste ano, comemoro 20 anos de advocacia na área da saúde, que se tornou minha especialidade, e espero contribuir para esclarecer dúvidas, dar dicas de como contratar um plano de saúde que realmente as atenda e proteja suas famílias em caso de necessidade.

Sou mãe de dois filhos saudáveis, Felipe de 16 anos e Gabriel de 12, mas acompanho de perto as aflições de muita gente que sofre. Para que entendam o que faço, contarei como tudo começou. Eu era recém-formada e uma pessoa próxima, que estava grávida, teve de fazer uma cesárea precoce porque corria risco de morte em decorrência da eclampsia ou pré-eclâmpsia, que surge quando a gravidez libera proteínas na circulação materna, provocando uma resposta imunológica da gestante que agride as paredes dos vasos sanguíneos, causando vasoconstrição e aumento da pressão arterial.

Anúncio

FECHAR

Atchim! Rinite alérgica pode afetar o desempenho escolar das crianças

O que você deve e não deve fazer quando seu filho estiver com febre

Seu filho ronca? Saiba quando é normal e quando é um problema

Porque as dificuldades de aprender estão relacionadas a problemas de saúde

O bebê, um prematuro extremo de 550 gramas, lutou muito, sobreviveu e hoje é um lindo menino de 17 anos. Leozinho se tornou um símbolo também da minha luta pelo direito à saúde porque, para além de todas as preocupações que sua família sofreu, eles também tiveram problemas com a operadora que não queria custear as despesas hospitalares. Nada mais triste que sofrer abusos, especialmente em momentos de fragilidade, quando não temos a força necessária para brigar por nossos direitos.

Ajudei a Monica, mãe do Leozinho, e tive a sorte de encontrar respaldo na Justiça. De lá pra cá, minha vida profissional foi construída com muita batalha e, felizmente, tenho um escritório e um trabalho do qual posso me orgulhar. Estarei aqui para ouvir vocês, tirar dúvidas e ajudar no que for possível, contem comigo.

Abraços e até o mês que vem!

Renata Vilhena Silva, advogada especialista em direito à saúde há mais de 15 anos, bacharel em Direito pela PUC-Campinas, especialista em Direito Processual Civil pelo COGEAE (PUC-SP) e pelo CEU – Centro de Extensão Universitária, autora das publicações “Planos de Saúde: Questões atuais no Tribunal de Justiça de São Paulo”, volumes I e II e sócia-fundadora do Vilhena Silva Advogados, escritório especializado em direito à saúde. renata@vilhenasilva.com.br