Colunistas

Museu da Imaginação: estímulo e alegria para os pequenos

Idealizado para crianças de todas as idades soltarem de fato a imaginação

abre

(Foto: Leonardo Felippi)

Como vocês já sabem, costumo sempre levar a Donatella para conhecer lugares culturais apropriados para a idade dela. Inaugurado em janeiro deste ano, o Museu da Imaginação, em São Paulo, estava na minha lista de locais para visitar o quanto antes. Finalmente, consegui um espaço na agenda e, entre compromissos de trabalho de uma semana atribulada na capital paulista, levei minha filha para esse passeio cheio de expectativas.

O que encontramos foi um espaço totalmente lúdico, idealizado para crianças de todas as idades soltarem de fato a imaginação. Todo o percurso é composto de exposições de arte interativas e estações de atividades nas quais as crianças podem tocar, usar, pular, correr e brincar livremente. Mesmo com menos de dois anos de idade (o museu é indicado para crianças de três a 12 anos), Donatella aproveitou cada cantinho, divertindo-se com instalações de arte curiosas e elementos lúdicos dispostos no chão.

rafa-donini-2

(Foto: Leonardo Felippi)

Os três grandes ambientes do museu, que se espalham por 2 mil metros quadrados, são dedicados ao brincar, proporcionando diversas experiências sensoriais. E o melhor: é um brincar livre, sem restrições ou orientações muito específicas. Vale se jogar no chão, vestir fantasias, descobrir letras, brincar com a água e produzir sons em instrumentos musicais. Já na entrada as crianças ficam empolgadas com a exposição permanente do artista Guto Lacaz: 20 bolas de 30 centímetros cada sobem e descem sem parar, de um jeito calmo e poético, às vezes lembrando arte, às vezes, ciência. Cada um imagina o que quiser: bolas de gude, planetas, bolas de futebol, seja o que for!

Anúncio

FECHAR
rafa-donini

(Foto: Leonardo Felippi)

O mais bacana nesse tipo de lugar, que acaba emocionando os pais, é descobrir os diferentes estímulos aos quais podemos expor nossos filhos, e como eles reagem a cada um deles. Eu fiquei encantada com a quantidade de experiências lúdicas e inéditas que a Donatella teve em uma tarde. O museu também tem monitores treinados para serem facilitadores das brincadeiras, sem intervir no processo criativo e imaginativo das crianças. Durante a visita fiquei sabendo que também é possível fazer festas de aniversário no museu, já pensou? Pura diversão para a criançada.

Um beijo e boas descobertas!

Serviço

Museu da Imaginação – São Paulo, SP

Rua Ricardo Cavatton, 251

Terça a domingo, das 10h às 17h

Ingressos:

R$ 160,00 inteira (adultos sem crianças e crianças com 13 anos ou mais sem carteirinha de estudante)

R$ 80,00 meia entrada (crianças de 3 a 12 anos, idosos, deficientes físicos e estudantes com carteirinha)

Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam

As visitas ao museu devem ser agendadas por telefone com antecedência para que as crianças tenham mais liberdade para brincar e explorar os espaços: (11) 2645-7590

www.museudaimaginacao.com.br

Pais&Filhos TV