Colunas / Nanna Neném

Quando a história e a diversão se encontram

Imagem Quando a história e a diversão se encontram

Publicado em 19/01/2015, às 22h00 por Nanna Pretto


Chegar ao hotel histórico Fazenda Dona Carolina é como voltar no tempo uns 200 anos e cruzar as porteiras de uma fazenda colonial de café. É ouvir as modinhas cantadas na sala (original) do piano, tomar um café (da própria fazenda) e se lambuzar de doce de leite de produção local. E entender como Carolina, uma das primeiras abolicionistas do Brasil, conseguiu administrar sozinha aquele mundaréu de terras, com apenas 16 anos e já viúva.

É atravessar um corredor antigo e se deparar com uma deliciosa piscina climatizada, debaixo de mangueiras, e um som de voz e violão cantado ao vivo. É saborear um cardápio moderno, de muito bom gosto e drinques irresistíveis. Ou um espumante para refrescar os quase 40 graus que faz na região de Itatiba, em São Paulo, no verão.

O roteiro é para quem gosta de programas de fazenda. Longe de grandes complexos hoteleiros para muitos visitantes, o casarão abriga 90 quartos deliciosamente confortáveis e decorados com móveis coloniais.

As crianças têm opção de monitoria a partir dos 3 anos, que inclui tirar leite da vaca, tirolesa, caiaque, tiro ao alvo, trilhas, oficinas de origami, papiro, futebol e brincadeiras noturnas, daquelas de acampamento, sabe?

Os adultos podem fazer trilhas a pé, de bicicleta ou de Land Rover, num dos únicos circuitos de treinamento da marca no Brasil. Também é possível conhecer a cachaçaria da fazenda (que produz cachaças envelhecidas até 8 anos), com direito a tour de degustação. Ou conhecer um pouco mais da história do café, num passeio guiado e também com direito a experimentar um puro café feito com grãos moídos na hora. Você também pode optar por não fazer nada disso e passar o dia numa refrescante piscina.

Diferentemente das propostas dos grandes resorts, o Dona Carolina oferece tranquilidade. Crianças bem assistidas por excelentes monitores (que são funcionários do hotel, e não terceirizados), adultos descansando. Tudo num ambiente tranquilo e de muito bom gosto.

O clima é realmente relaxante. Quando me falavam isso, eu não acreditava. Afinal, como ser tranquilo um hotel lotado em pleno verão? Mas acreditem, esse monte de atividades espalha os hóspedes pelo hotel e nada fica lotado. Dá mesmo a sensação de que estamos num grupo de poucos amigos.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Lima Duarte faz primeira publicação depois de dar a notícia de falecimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lima Duarte aparece pela primeira vez após morte da filha: "Ter fé"

Lima Duarte posa com filhas, neta e bisneta e faz homenagem no Instagram - Reprodução/ Instagram/ @limaduarte

Família

Lima Duarte compartilha foto com mulheres da família: “Damas de minha vida”