Bebês

Recém-nascido pode precisar ser reanimado

Imagem Recém-nascido pode precisar ser reanimado

Publicado em 16/08/2012, às 21h00 - Atualizado em 15/10/2021, às 08h13 por Redação Pais&Filhos


Um em cada 10 recém-nascidos no Brasil necessitam de reanimação na sala de parto. Os procedimentos corretos para reanimar um recém-nascido com dificuldades foram tema da exposição do pediatra José Dias Rego, ontem no 69o Curso Nestlé de Atualização em Pediatria.

A maior parte dos partos é uma passagem tranquila, o bebê nasce, chora, é colocado sobre o peito da mãe e mama. Mas nem sempre é assim. O bebê está bem quando o médico consegue responder com um “sim” a cada uma de quatro perguntas: gestação a termo (a partir de 38 semanas), bebê respirando ou chorando? tônus bom? e ausência de mecônio? Nesse caso, o bebê nasce bem, pode ser colocado sobre o peito da mãe e monitorado ali mesmo.

Se o recém-nascido continua bem, depois de 1 a 3 minutos é cortado o cordão umbilical. Isso é importante porque a veia umbilical deixa passar da placenta para o recém-nascido cerca de 40 ml/kg nos três primeiros minutos após o parto, desde que seja colocado 10 cm a cima do nível da placenta (a posição barriga do bebê contra o peito da mãe). Este sangue é que o recém-nascido usará para estabelecer melhor a respiração pós-nascimento.

Casa alguma das respostas seja “não”, a equipe precisa agir rápido. Morrem asfixiados no Brasil 15 recém-nascidos por dia, ou seja, um a cada 2 horas. No caso dos que sobrevivem, quanto maior a demora para iniciar a reanimação, maior o risco de lesões cerebrais. Segundo o dr. Rego, para diminuir esse risco, ao menos um profissional da equipe de parto deve ter como responsabilidade exclusiva o bebê e ser capaz de realizar os procedimentos de reanimação. Esse profissional deve acompanhar todo o parto.

Também é necessário que a equipe que atende a gestante conheça o histórico da gravidez e a presença de situações que possam alertar para uma possível necessidade de reanimação: gestação prematura e a presença de mecônio (as primeiras fezes do bebê) no líquido amniótico, possível indicador de sofrimento fetal. Se o bebê é prematuro, está respirando irregularmente ou é hipotônico (molinho) pode ser necessário aquecê-lo embrulhando-o num saco plástico e colocando uma touca nele. Na sala de parto, a temperatura é de 26o. A mãe, por efeito da ocitocina, um dos hormônios ligados às contrações e à amamentação, fica mais quente, transmitindo calor ao bebê.

Alguns bebês podem precisar de ventilação com balão e máscara, necessária em 1 a cada 10 nascimentos. Se a manobra for executada corretamente, a chance de recuperação é grande: 9 entre 10 bebês melhoram. Caso não haja melhora, a intubação pode ser necessária. O material para intubação deve estar preparado antes do nascimento para qualquer emergência: um em cada 100 recém-nascidos precisa de intubação e/ou massagem cardíaca para ser reanimado e 1 em cada mil precisa de medicamentos, como adrenalina, além de intubação e massagem cardíaca.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”